Dieta Low Carb

28 de março de 2018 1188 38 4

Os macronutrientes que compõem um alimento são carboidrato, lipídio (gordura) e proteínas. É muito típico “cortar” o carboidrato da dieta quando o objetivo é o emagrecimento, já que ele é visto como o vilão da dieta. Alguns até afirmam ter retirado completamente esse nutriente da dieta. Mas será que essa é uma boa estratégia de emagrecimento?

Muitas dietas famosas contribuíram para responsabilizarmos o carboidrato pelos nossos quilinhos a mais. Porém é o macronutriente preferencial para geração de energia no nosso organismo. O segredo está em saber escolher o tipo e a quantidade ingerida. Uma das estratégias muito utilizadas atualmente é a dieta Low Carb.

É uma dieta que deve ser realizada com um acompanhamento nutricional e de forma personalizada. Em uma dieta comum, o consumo de carboidratos fica entre 45-55% do total de nutrientes ingeridos diariamente. Já na dieta Low Carb, fica em torno de 20% das calorias ingeridas. É uma redução significativa e para preencher essas calorias retiradas do consumo de carboidratos, deve-se aumentar o consumo de proteínas e gorduras.

O emagrecimento ocorre devido ao aumento da saciedade que essa dieta traz. Além disso, diminui a compulsão por carboidratos e aumenta a termogênese, que é a capacidade do organismo de regular a temperatura corporal com a do meio ambiente. Nesse processo gastamos calorias. Se feita da forma correta, há melhora de performance nos exercícios físicos e aumento da oxidação de gorduras. Existem alguns ganhos além do emagrecimento também: diminuição da glicemia, triglicérides e colesterol LDL; menor resistência insulínica; diminuição da pressão arterial; melhora da microbiota intestinal, entre outros benefícios.

Agora que falamos da quantidade, está na hora de falar da qualidade do carboidrato ingerido. Deve-se optar, quando possível, pelos carboidratos de baixo índice glicêmico. O IG (índice glicêmico) é atribuído aos alimentos de acordo com a quantidade de glicose presente no alimento e a velocidade na qual ela atinge a corrente sanguínea. Portanto, quanto MENOR o índice glicêmico, mais devagar vai atingir a corrente sanguínea e não vai aumentar de forma tão acentuada a glicemia. Por isso, são os carboidratos mais indicados aos diabéticos. Esses carboidratos possuem maior quantidade de fibras e não possuem potencial inflamatório. Mas como isso ajuda no emagrecimento?

Basicamente, se você mantiver uma dieta somente com alimentos de alto índice glicêmico, esse alimento será digerido de forma mais rápida, o que terá como consequência o aumento da glicemia. Para manter o equilíbrio, o corpo não pode deixar a glicose circulando na corrente sanguínea, ele precisa usar ou armazenar. Como a oferta de glicose é muito alta, o organismo não irá utilizar tudo isso e irá armazenar e acumular o restante na forma de gordura, e isso é exatamente o que NÃO queremos!

Quais os carboidratos de baixo índice glicêmico?

Aveia, quinua, farinha de coco, farinha de amêndoa, amora, morango, cereja, framboesa, pera, maçã, ameixa, laranja, pêssego, kiwi, abacate, soja, lentilha, feijão, ervilha, grão de bico, brócolis, hortaliças em geral, chuchu, berinjela, batata doce, inhame, cará, iogurtes sem açúcar, ricota, queijo branco, entre outros.

Como substituir o açúcar convencional?

O açúcar pode ser substituído por açúcar de coco ou adoçantes como stévia e xilitol.

Como substituir a farinha de trigo?

Hoje é muito fácil achar diversas farinhas como por exemplo: farinha de coco, de amêndoas, de arroz, tapioca, grão de bico, entre outras. Só lembre que como não possui as mesmas propriedades, ela não pode ser simplesmente substituída nas receitas pois não terá os mesmo resultados. Acompanhe as receitas do blog que teremos várias que irão utilizar farinhas diferentes.

Que tipo de gordura usar nas receitas?

São as gorduras consideradas boas. Por exemplo: óleo de coco, azeite de oliva, sementes oleaginosas (castanhas e amêndoas), leites vegetais de oleaginosas, chia, linhaça e manteiga ghee.

Uma dieta balanceada com foco em alimentos de baixo índice glicêmico terá como consequência o emagrecimento, pois o corpo irá utilizar as reservas de energia provenientes da gordura. Se você leu até aqui, é hora de colocar em prática.

E você? Como usa os carboidratos da alimentação? Como mocinho ou vilão?

Categorias: Emagrecimento
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Comentários
  1. -

    Ola Tudo bem ?

    Primeiramente obrigado pelo conteudo De Qualidade

    Que Deus Abencoe pela Dicas :-}

    1. -

      Olá! Fico muito feliz que tenha gostado.

  2. -

    Otimo artigo 😀 palpites do dia

    1. -

      Obrigada!

  3. -

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    1. -

      Que ótimo! Fico muito feliz em poder te ajudar!

  4. -

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    1. -

      Ebaaa! Adoro quando vocês comentam!

  5. -

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  6. -

    muito bom conteudo parabens sou fan do seu blog

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  7. -

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    1. -

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  8. -

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    Vou compartilhar nas redes sociais este conteúdo

    1. -

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  9. -

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    1. -

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  10. -

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    1. -

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  11. -

    Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.

    1. -

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado.

  12. -

    Parabéns pelo ótimo conteúdo, estou na luta contra a balança e sempre que posso leio seus artigos, muito obrigada por compartilhar tdo isso com a gente.

    1. -

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  13. -

    Parabéns pelo conteúdo, é sempre bom cuidar da saúde. Obrigada por compartilhar com a gente, adorei!

    1. -

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    Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!

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      Que bom que gostou! Continue seguindo, tem sempre novidades por aqui e pelo instagram @leticiabarriquello

  17. -

    gostaria de saber qual a dieta perfeita para perder uns kilinhos pois estou acima do peso e quero ir para praia janeiro de 2020 para curitr o verao

    1. -

      Na verdade não existe uma dieta perfeita para todos, eu teria que fazer uma avaliação individual para analisar suas características metabólicas e ver qual a melhor dieta para o seu organismo. O que funciona bem é comer de forma mais natural possível, comida de verdade!

  18. -

    Como encontrar um emagredor natural para mim perder peso? vocês sabem de algum? para me indicar mandem um email

    1. -

      A melhor forma de emagrecer é com os próprios alimentos através da reeducação. Dá uma olhadinha no meu insta que tem algumas dicas de alimentos bons para esse fim. @leticiabarriquello

  19. -

    Very interesting subject , thankyou for putting up.

  20. -

    Esse é foco perder peso mas eu não consigo, como me ajudar?

    1. -

      Me formo no final do ano, então podemos agendar uma consulta para te ajudar a perder peso. Por enquanto, siga o blog e as dicas que dou no instagram @leticiabarriquello

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