Crumble de Frutas Vermelhas

27 de agosto de 2018 1406 0 11

Sabe aquela sobremesa que enche os olhos e aquece o coração? É essa mesma. Você pode variar a receita e fazer de maçã com canela, fica maravilhosa também. Parece difícil, pois tem várias etapas mas prometo que valerá a pena!

Ingredientes

Massa

1 xícara e 1/4 de farinha de aveia

2/3 xícara de farinha de amêndoas

3 colheres (sopa) de açúcar demerara

1 colher (sopa) de farinha de linhaça

1 pitada de sal

¼ xícara de óleo de coco (derreter caso esteja solidificado)

2 colheres (sopa) de água

1 ovo

1 colher (café) de extrato de baunilha

1 pitada de canela em pó

Recheio

5 xícaras de frutas vermelhas (coloquei duas de morango, 1 de mirtilo, 1 de amora e 1 de framboesa, mas você pode colocar qual você tive em casa. Use pelo menos 2 tipos).

2 maçãs (sem casca, cortada em cubinhos. Usei a fuji)

3 colheres (sopa) de açúcar demerara

Suco de ½ limão siciliano

Farofa

¼ xicara de amêndoas

¼ xícara de aveia em flocos grossos

1 colher (sopa) de óleo de coco

1 colher (sopa) de açúcar demerara

1 colher (café) de canela em pó

 

Modo de preparo 

Massa

  1. Unte uma forma redonda (pode ser dessas com aro removível) com óleo de coco
  2. Coloque os ingredientes secos no processador e pulse para que se misturem. Adicione o restante dos ingredientes e mexa com as mãos até formar uma massa modelável. Caso seja necessário adicione mais farinha de aveia ou água.
  3. Reserve ¼ de xícara dessa massa na geladeira para a farofa. Modele o restante na forma, forre o fundo e as laterais. Usei o plástico filme para modelar na forma, facilita pois a massa não fica grudando nas mãos. Faça furos na base com um garfo, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 30 a 60 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse por 20 minutos.

 

Recheio

  1. Coloque todos os ingredientes numa panela grande (se não pode transbordar quando ferver) e leve ao fogo médio. Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos.
  2. Retire a tampa e mexa amassando as frutas. Reduza até que atinja o ponto de uma geléia ou compota de frutas. Desligue o fogo e deixe esfriar.

 

Farofa

  1. No processador, pulse de forma grosseira as amêndoas com a aveia em flocos. Adicione o restante dos ingredientes e pulse novamente até virar uma farofa.

 

Na massa pré assada, adicione o recheio de frutas e a farofa por cima. Coloque no forno novamente e asse por mais 15 minutos. Se o seu forno tiver a função gratinar ou grill, você pode usá-la nesse momento.

O seu crumble está pronto! Retire do forno e decore como quiser. Agora vem o mais difícil da receita: Decidir se você vai servi-lo quente ou gelado. Amei dos dois jeitos, mas quente é sensacional. Façam e depois me conta como gostaram mais!

Essa receita é uma adaptação. A receita original é da Patricia Bianco do blog Fru-fruta.

Categorias: Receita
share
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *