Ouço muitas perguntas no meu dia a dia sobre alimentação saudável: “A canela é mesmo termogênica?”, “Carboidrato a noite engorda?”, “A barrinha de cereais do supermercado é um bom lanche da tarde?”, “É melhor comprar o diet, ou o light?” entre outras muitas. O intuito desse texto é te ajudar a fazer escolhas mais inteligentes no supermercado, entender melhor os rótulos dos alimentos e saber o que você está ingerindo. Antes você precisa entender o que significa algumas palavras que estão escritas nos rótulos:
Natural: Mais próximo da origem, menos processado. Não contém conservantes, corantes ou aditivos artificiais.
Orgânico: É um produto livre de agrotóxicos e cultivado com responsabilidade social. Valoriza o produtor e respeita o meio ambiente.
Integral: Não é um alimento refinado, ou seja, no processo de moagem dos grãos são preservados o gérmen, fibras, vitaminas e minerais.
Transgênico: Foi modificado geneticamente. No Brasil, temos como exemplos principais a soja e o milho. No rótulo, é sinalizado com um triângulo amarelo.
Diet: Produto 100% isento de algum ingrediente. É usado para tratar doenças específicas, por exemplo a diabetes. Nesse caso, o produto será isento de açúcar.
Light: Produto com redução de 25% de algum componente quando comparado ao produto original. Pode ser açúcar, gordura, sódio, etc.
Eu sempre insisto que para ser mais saudável, você precisa ingerir comida de verdade. Nosso corpo não reconhece algumas substâncias químicas adicionadas aos alimentos industrializados com o intuito de prolongar sua vida nas prateleiras. Eles são usados também para melhorar sua cor, sabor, odor, textura, entre outras funções. Isso atrapalha o metabolismo dos alimentos. Sabemos que os melhores alimentos não possuem rótulos, mas precisamos de alguns atalhos da indústria para cozinhar. Além disso, devido ao ritmo frenético em que vivemos, não conseguimos cozinhar tudo o que comemos ao longo do dia. Aí começa o desafio: como escolher o melhor alimento industrializado? A resposta está no rótulo.
Para não ser enganado, confira as 4 dicas mais importantes:
E a dica mais valiosa para quem quer dar o primeiro passo para uma alimentação mais saudável é:
Noemia -
Muito boa essas dicas!
Leticia Barriquello -
Precisamos de conhecimento para não sermos enganados!