Moqueca de Peixe

1 de janeiro de 2020 2497 0 16

Essa receita é uma adaptação da moqueca baiana da Rita Lobo do site Panelinha e só posso dizer que fica incrível, me surpreendi com o resultado. Fiz pela primeira vez e deu super certo! O leite de coco caseiro faz toda a diferença no sabor, vale a pena!

Ingredientes para a marinada

2kg de peixe branco (usei o abadejo) cortado em postas

1 cebola

1 pimentão verde

1 tomate maduro

3 dentes de alho

2 xícaras (chá) de folhas de coentro

Caldo de 3 limões taiti

1 ½ colher (sopa) de sal

Modo de preparo 

  1. Descarte as sementes do pimentão. Corte o pimentão e o tomate em pedaços. Descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em 4 partes.
  2. Coloque os ingredientes preparados no processador. Junte o caldo de limão e o sal e as folhas de coentro e bata até formar uma pasta.
  3. Regue as postas com a marinada envolvendo bem todos os pedaços. Cubra com plástico filme e deixe marinar na geladeira enquanto prepara os outros ingredientes da moqueca.

Ingredientes para a moqueca

2 xícaras (chá) de coco fresco ralado

2 xícaras (chá) de água morna

1 pimentão verde

2 tomates maduros

2 cebolas

5 pimentas-de-cheiro

½ xícara (chá) de azeite

½ xícara (chá) de azeite de dendê

Modo de preparo 

  1. Bata no liquidificador a água morna com o coco ralado fresco até triturar bem. Passe num pano de prato limpo e esprema para retirar o leite (pode ser uma peneira de malha bem fininha também). Guarde o bagaço para utilizar em outra preparação (é ótimo para fazer cocada).
  2. Descarte as sementes e o cabo do pimentão e corte em rodelas de 1cm. Corte o tomate em rodelas grossas para não derreter e a cebola também em rodelas.
  3. Retire o peixe da geladeira e distribua as posta em círculo dentro de uma panela de barro (eu não tinha essa panela mas deu super certo na panela de aço inox). Jogue o restinho da marinada que fica na bacia em cima do peixe.
  4. Sobre as postas, coloque as rodelas de cebola, tomate e pimentão. Por último coloque as pimentas de cheiro inteiras e regue com os dois azeites, de oliva e dendê.
  5. Leve a panela ao fogo médio e assim que ferver, abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por mais 40 minutos, regando o peixe de vez em quando com o caldo da própria moqueca. Não esqueça de tampar novamente.
  6. Após os 40 minutos, regue com o leite de coco e deixe cozinhar por mais 2 minutos, sem a tampa. Sirva em seguida.

Dica: Fica delicioso com acompanhamento de arroz e farofa de dendê.

Categorias: Receita
share
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *