Alimentação X Saúde Mental

28 de março de 2018 1139 5 13

Será que o que comemos influencia diretamente na maneira como nos sentimos? Não estou falando aqui de se sentir saciado ou com fome, mas será que nossas escolhas alimentares podem influenciar no desencadeamento de transtornos emocionais?

Já sabemos que a alimentação é extremamente importante para prevenir algumas doenças, porém ainda é um pouco nova a ideia de que possa não somente prevenir, mas também controlar transtornos de cunho emocional. Inúmeras pesquisas já relacionaram o consumo excessivo de açúcar e o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, por exemplo. O stress também pode ser potencializado ou inibido de acordo com a dieta do indivíduo.

Mesmo sabendo dos efeitos maléficos de vários alimentos, é muito difícil deixar hábitos alimentares. Isso acontece porque a questão não é somente o alimento, mas as lembranças que ele carrega. Aquele aroma de bolo de cenoura saindo do forno não é só um cheiro, é o carinho da sua mãe por você. Aquela travessa de nhoque em cima da mesa não é o “vilão” do carboidrato, é a reunião em família, são as risadas, os abraços. Aquele cafezinho com pão de queijo na cafeteria é só um pretexto para aquele encontro. Acho que já deu para entender não é? A verdade é que alimento representa muito mais do que um aglomerado de calorias disponíveis para serem utilizadas em nossas vias metabólicas. Nossos gostos e preferências fazem parte de quem somos, da nossa história.

É por isso que a palavra moderação sempre deve ter um lugar na sua vida. Não se prive de comer um pedaço de bolo no seu aniversário, de experimentar o que uma nova culinária tem a oferecer quando está numa viagem, enfim escolha os momentos que valem a pena e coma sem culpa. Porém, não deixe de buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada no seu dia a dia, de adaptar aquela receita que você gosta tanto para que ela fique mais nutritiva. Com trocas inteligentes, você conseguirá continuar com alguns hábitos comportamentais que te transmitem alegria e ao mesmo tempo será mais saudável, com mais disposição e motivação para viver. Não se esqueça: a saúde mental é um dos pilares para uma vida mais feliz. Os outros são a saúde física e espiritual.

Nessa seção do blog vou trazer maneiras para te ajudar a viver melhor e atenuar problemas que são comuns ao estilo de vida atual. Além de seguir as dicas, lembre-se sempre de consultar seu médico e nutricionista de confiança.

Categorias: Saúde Mental
share
Comentários
  1. -

    Muito boa as dicas

    1. -

      Se você gostou, continue acompanhando o blog!

  2. -

    Muito bom saber como melhor cuidar da alimentação e assim ter mais disposição ,alegria e uma boa saúde
    Deus sela contigo.

    1. -

      Se você gostou, continue acompanhando o blog!

  3. -

    so much wonderful info on here, : D.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *