Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte, só perde para as mortes causadas pelas doenças cardiovasculares. Infelizmente está cada vez mais comum, mas o que será que está desencadeando essa doença nas pessoas? Tem alguma forma de prevenir isso com alimentos e estilo de vida?
O câncer é uma doença multifatorial, ou seja é provocado por vários fatores que podem ser genéticos, ambientais e de estilo de vida. Você já deve ter percebido que não conseguimos controlar e prevenir totalmente a doença, pois algumas causas não dependem de nós. Todos conhecemos alguém que fumou a vida inteira e não teve câncer de pulmão, ou alguém que nunca fumou mas teve. Portanto, vou explicar de forma mais geral as principais causas e mostrar o que está ao nosso alcance para a prevenção.
Causas:
Suscetibilidade genética – Não podemos escolher nossos genes, mas podemos incentivar ou não uma expressão gênica. Ou seja, através do ambiente e estilo de vida, posso silenciar um gene que contribuiria para o desenvolvimento do câncer.
Exposição aos carcinogênicos – Exposição a radiação, poluição do ar, contaminação na água, contato com alguns produtos químicos, dieta pobre em nutrientes essenciais, suplementação incorreta, agrotóxicos, fumaça de cigarro, entre outros.
Infecções – Algumas infecções podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. São elas: hepatite B e câncer no fígado, HPV e câncer no colo do útero e o H. pylori e o câncer de estômago.
Estilo de vida – Diversas pesquisas apontam para a relação entre síndrome metabólica e o desenvolvimento do câncer.
Portanto cuide da sua circunferência abdominal, mantenha um consumo adequado de vegetais e frutas, durma bem, limite o uso de bebidas alcoólicas, não fume e pratique exercícios físicos regularmente. Assim, você terá uma imunidade melhor para combater infecções e prevenirá a síndrome metabólica.
Existem muitos estudos que relacionam alimentos e sua contribuição para prevenção e ajuda no tratamento quimioterápico. Segue a lista dos 10 alimentos mais estudados e que possuem potencial anti-câncer:
Apesar desses serem os mais citados em estudos, existem outros alimentos que também ajudam. São eles: cevada, manjericão, frutas vermelhas, melão cantaloupe, pepino, berinjela, linhaça, hortelã, aveia, cebola, orégano, alguns tipos de pimentas, alecrim, sálvia, tomilho e tomate. Enfim, a natureza traz uma infinidade de alimentos para dar sabor, cor e saúde em seus pratos. Aproveite e ajude seu corpo a funcionar plenamente!
Deixe uma resposta