Alimentos com Potencial Anti-câncer

22 de julho de 2018 1113 0 8

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte, só perde para as mortes causadas pelas doenças cardiovasculares. Infelizmente está cada vez mais comum, mas o que será que está desencadeando essa doença nas pessoas? Tem alguma forma de prevenir isso com alimentos e estilo de vida?

O câncer é uma doença multifatorial, ou seja é provocado por vários fatores que podem ser genéticos, ambientais e de estilo de vida. Você já deve ter percebido que não conseguimos controlar e prevenir totalmente a doença, pois algumas causas não dependem de nós. Todos conhecemos alguém que fumou a vida inteira e não teve câncer de pulmão, ou alguém que nunca fumou mas teve. Portanto, vou explicar de forma mais geral as principais causas e mostrar o que está ao nosso alcance para a prevenção.

Causas:

Suscetibilidade genética – Não podemos escolher nossos genes, mas podemos incentivar ou não uma expressão gênica. Ou seja, através do ambiente e estilo de vida, posso silenciar um gene que contribuiria para o desenvolvimento do câncer.

Exposição aos carcinogênicos – Exposição a radiação, poluição do ar, contaminação na água, contato com alguns produtos químicos, dieta pobre em nutrientes essenciais, suplementação incorreta, agrotóxicos, fumaça de cigarro, entre outros.

Infecções – Algumas infecções podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. São elas: hepatite B e câncer no fígado, HPV e câncer no colo do útero e o H. pylori e o câncer de estômago.

Estilo de vida – Diversas pesquisas apontam para a relação entre síndrome metabólica e o desenvolvimento do câncer.

Portanto cuide da sua circunferência abdominal, mantenha um consumo adequado de vegetais e frutas, durma bem, limite o uso de bebidas alcoólicas, não fume e pratique exercícios físicos regularmente. Assim, você terá uma imunidade melhor para combater infecções e prevenirá a síndrome metabólica.

Existem muitos estudos que relacionam alimentos e sua contribuição para prevenção e ajuda no tratamento quimioterápico. Segue a lista dos 10 alimentos mais estudados e que possuem potencial anti-câncer:

  1. Crucíferas como repolho, brócolis, couve flor, couve de Bruxelas
  2. Cenoura
  3. Aipo
  4. Coentro
  5. Alho
  6. Gengibre
  7. Alcaçuz
  8. Salsinha
  9. Soja (não transgênica)
  10. Açafrão ou cúrcuma

Apesar desses serem os mais citados em estudos, existem outros alimentos que também ajudam. São eles: cevada, manjericão, frutas vermelhas, melão cantaloupe, pepino, berinjela, linhaça, hortelã, aveia, cebola, orégano, alguns tipos de pimentas, alecrim, sálvia, tomilho e tomate. Enfim, a natureza traz uma infinidade de alimentos para dar sabor, cor e saúde em seus pratos. Aproveite e ajude seu corpo a funcionar plenamente!

 

Categorias: Nutrição
share
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *